Exames

Além de consultas de rotina, realizamos exames complementares utilizando aparelhos modernos de alta precisão, tanto para avaliação, diagnóstico e preparação pré-cirúrgica.

• Angiofluoresceinografia

Exame em que é injetado um contraste de fluoreceina endovenosa para avaliar os vasos sanguíneos na retina e coróide, sendo realizadas fotografias seriadas do fundo de olho.

• Microscopia Especular Corneana

Avaliação da face interna da córnea, que é revestida por uma camada única de células chamada endoltélio.

• Topografia Corneana Computadorizada

Avaliação da superfície da córnea medindo os pontos curvos, para acompanhamento da evolução da superfície da córnea.

• Biometria Ultrassônica

Realizado quando é diagnosticado Catarata, para avaliação do grau da lente intra-ocular que deve ser colocada na cirurgia, em função do tamanho do olho e da curvatura corneana.

• PAM (Potential Acuity Meter)

Avalia o potencial de visão macular.

• Tratamento a Laser

Feixe de luz de energia concentrada combinada com gases especiais como o Argônio e YAG.

• Campo Visual Computadorizado

Avaliação dos defeitos do campo visual e escotomas causados por algumas patologias.

• Retinografia

Fotografia do fundo de olho para acompanhamento e realização de comparações futuras.

• Ultrassonografia

É uma representação dimensional de ecos, que fornecem características anatômicas e topográficas da região examinada.

Cirurgias

O IOB possui um Centro Cirúrgico equipado com a mais alta tecnologia médico-oftalmológica para a realização de cirurgias oculares como:

• Catarata

Que é o envelhecimento do cristalino. A doença surge com passar da idade e torna-se comum a partir dos 60 anos.

• Vias Lacrimais

Para correção de obstruções no canal lacrimal e, em alguns casos, tratamento de problemas relacionados à produção insuficiente de lágrimas.

• Estrabismo

Tipo de alteração ocular que desalinha os olhos para direções diferentes e representa a perda do paralelismo dos olhos.

• Órbita

Cirurgia para tratamento de doenças dos anexos oculares, tais como tumores ou exoftalmia.

• Plástica Ocular

Para correção de patologias palpebrais e vias lacrimais.

• Glaucoma

Aumento da pressão intra-ocular que causa danos ao nervo óptico e alteração do campo visual.

• Pterígio

Membrana que cobre progressivamente a córnea, aparecendo geralmente no indivíduo que tem predisposição genética ou pelo excesso de exposição solar.